domingo, 11 de outubro de 2020

Mousse de tapioca (para celebrar as férias!!)

 




Mousse de tapioca (para celebrar as férias!!)



Sempre que estou para tirar férias do trabalho, minha mente é invadida por um sentimento de ansiedade quase que insuportável, acho que com todo mundo é assim né não? Adoro o que faço, mas um bom período de férias é importante para organizar as idéias e repor as energias. É poder dormir um pouco mais tarde ou ficar de preguicinha na cama em pleno dia de semana...ter a chance de falar com o filho, que tá longe, pelo skype no meio da tarde de uma segunda-feira...dar uma geral no guarda-roupa...lavar as capas das almofadas, as cortinas... enfim, são tantos planos e promessas de uma lista enorme que insisto em querer cumprir, até estar de férias e perceber que trinta dias não são suficientes para fazer tanto, ufa!! o mundo não vai se acabar em trinta dias!!! Foi pensando nisso, que dessa vez decidi me surpreender: desprogramei o alarme do celular, dei férias para os aventais (do trabalho) e pronto. No mais, vou deixar rolar sem pressa, sem stress. Quero aproveitar cada espreguiçada na cama, cada garfada de uma comida gostosa e de quebra, quero comer muito doce, mesmo sabendo que no final isso vai me custar alguns quilinhos a mais.


Tendo as férias como desculpa e, aproveitando a onda de tapioca que anda rondando a minha cozinha, eu resolvi colocar em prática o que aprendi em um curso de tortas que acabei de participar pelo senac, na semana passada. E a minha primeira semana de férias foi com essa mousse deliciosa e super prática em minha geladeira.


O Sr. e a Sra. formiga (eu e meu maridinho) adoraram, espero que vocês gostem também.


Ingredientes

400 g de leite condensado (usei uma lata)

400 g de creme de leite

100 ml de leite de coco

50 g de tapioca

30 g de coco ralado

15 g de gelatina sem sabor (usei 12 g)

100 ml de água (usei 80 ml)


Preparo

Hidrate a tapioca no creme de leite e no leite de coco, por + ou – meia hora. Enquanto isso unte uma assadeira redonda de fundo falso com óleo, forre o fundo com papel alumínio para evitar vazamento e reserve. Tome a tapioca que está hidratando, acrescente o leite condensado e o coco ralado. Hidrate a gelatina com a água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver até ficar transparente. Em seguida, adicione a gelatina hidratada ao creme de tapioca e misture bem. Transfira esse creme para a forma reservada e leve ao refrigerador até firmar. Desenforme e cubra com a calda de sua preferência. 


Sugestão de calda


Ingredientes

10 ameixas secas

¼ de xícara de açúcar

1 xícara de (chá) de água


Preparo

Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo até que as ameixas se desmanchem. Deixe esfriar, espalhe um pouco sobre a mousse e guarde o restante na geladeira para servir acompanhando a sobremesa.


Dica:

- uma boa opção é cobrir a mousse com uma calda pronta para sorvetes. A do curso foi servida com uma calda de morango. 

-se preferir, coloque o creme em um pirex, deixe firmar na geladeira e sirva sem precisar desenformar. 



Créditos:http://dicasdecomer.blogspot.com/2014/09/mousse-de-tapioca-para-celebrar-as.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários