quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Cuscuz Marroquino com Frutas Secas

 


Cuscuz Marroquino com Frutas Secas



Ingredientes:

– 1 pacote de cuscuz marroquino

– 1 cenoura

– 1 cebola

– 10 vagens

– 50g de damasco seco

– 50g de uva passa branca

– 50g de tâmaras

– 5 figos secos

– 50g de castanha de caju (eu gosto de usar a castanha de caju para dar um toque mais abrasileirado à esta receita, mas você pode colocar nozes, amendoim, castanha do Pará, o que preferir)

– 1 limão siciliano

– 3 xícaras de chá de chá de hortelã

– Sal a gosto

– 1 colher de sopa de mel

– 1 colher de sopa de manteiga

– Azeite de oliva


Modo de Preparo:

Comece preparando o confit de limão o quanto antes: corte o limão siciliano em quatro e com a ponta da faca, faça cortes superficiais na casca. Cubra com bastante sal e deixe descansando de um dia para o outro na geladeira.

Na hora de usar, lave bem o limão para retirar todo o sal e corte em pedaços pequenos.

O ideal é fazer esse preparo um mês antes, mas caso não haja tempo ou você esqueça, é só preparar essa conserva com o maior tempo de antecedência. Minha dica: já faça um monte e deixe na geladeira, eles duram um tempão.

Corte a cenoura em rodelas médias e a cebola em fatias bem fininhas.

Cozinhe a cenoura em água fervente por uns 5 minutos, ou até ela estar cozida, porém firme. Escorra a água e reserve a cenoura em outro recipiente.

Derreta então a manteiga e o mel e adicione a cenoura cozida, deixando por alguns minutos até ela estar bem coberta pela mistura de mel e manteiga. Tempere com sal.

Adicione a vagem cortada em 3 e refogue até ela ficar macia.

Refogue a cebola no azeite até ela ficar bem dourada. Reserve.

Corte os damascos, a tâmara, o figo e as castanhas em pedaços grandes. Misture todas as frutas secas, incluindo as passas. Reserve.

Espalhe o cuscuz em uma assadeira grande (ou em um tajine, se você tiver), tempere com sal e coloque um fio de azeite.  Misture então as frutas secas e metade dos legumes. Reserve.

Prepare o chá de hortelã e quando ele ainda estiver bem quente, despeje por cima do cuscuz e feche bem a assadeira com plástico filme, sem deixar nenhum espaço para sair o vapor. O cuscuz irá cozinhar nesta mistura de chá quente e vapor. Espere uns 15 minutos.

Depois deste tempo, adicione o limão siciliano, o restante dos legumes e a castanha. Prove o tempero e se necessário, acrescente mais sal. Sirva como acompanhamento na sua ceia de Natal.

É uma excelente opção para o Natal, mas tenho certeza que vai gostar tanto, que vai querer fazer essa receita sempre!


Créditos:https://magaliviajante.com/cuscuz-marroquino-com-frutas-secas-receitas-natalinas-2/

Nenhum comentário:
Faça também comentários