domingo, 11 de outubro de 2020

Cuscuz de tapioca

 


Cuscuz de tapioca

 


 O coco e a farinha de tapioca são quase alma gêmea, um do outro, vocês não acham? Claro que o coco é um artista né? pq se sai bem com tudo que aparece pela frente. Mas vamos combinar: a mistura dos dois dá tão certo, que é capaz de resultados surpreendentes. Querem ver? dessa união, sai, desde uma simples tapioca torrada com coco, até uma torta super elegante, de dar água na boca. Tudo por conta de versatilidade da farinha de tapioca.

Dos pratos regionais feitos com esse farinha, o cuscuz, é um dos, que evidencia bem essa versatilidade. Ele pode ser servido, tanto na forma tradicional; pela manhã, no lanche, à noite, sempre acompanhado de um bom café; ou como uma sobremesa super envolvente, coberto com leite condensado... Hummmm, capaz de conquistar o paladar apurado, de um nordestino, e as papilas gustativas, de uma paulista, que ama os sabores da nossa Bahia: são dois amores que eu tenho em casa.



A receita? mais simples, não poderia ser.


Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de tapioca em flocos

300 ml de água

1 coco seco

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de açúcar

1 colher (cafezinho) rasa de sal

Quanto baste de bagaço de coco

1 lata de leite condensado (opcional)


Preparo

Descasque o coco, corte em tiras finas e liquidifique, juntamente com a água. Depois de bem triturado, passe a mistura por uma peneira fina, ou por um pano limpo (eu gosto de usar duas toucas descartáveis, limpas, claro!!) espremendo bem o coco, para retirar o leite. Reserve. Coloque em um bowl a farinha de tapioca, o açúcar e o sal. Adicione o leite, o leite de coco, um pouco do bagaço de coco e misture com uma espátula, para deixar a massa bem homogênea. Passe essa mistura para uma vasilha e leva ao refrigerador, para descansar, por aproximadamente, duas horas. Sirva decorado com bagaço de coco.


Se preferir dar uma cara de sobremesa charmosa, ao doce, coloque a mistura em pequenas taças, ou potinhos individuais e, só então, leve ao refrigerador. Sirva regado com leite condensado.


Créditos:http://dicasdecomer.blogspot.com/2015/11/cuscuz-de-tapioca.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários