quarta-feira, 21 de outubro de 2020

CHUTNEY DE PIMENTÃO

 


CHUTNEY DE PIMENTÃO


INGREDIENTES

6 PIMENTÕES VERMELHOS

2 A 4 PIMENTAS DEDO DE MOÇA

2 CEBOLAS ROXAS MÉDIAS

2 FOLHAS DE LOURO

1 COL. DE CHÁ DE CANELA EM PÓ

½ XÍCARA (80GR) DE AÇÚCAR MASCAVO

½ XÍCARA (120ML) DE VINAGRE BALSÂMICO


PRÉ AQUEÇA O FORNO A 220ºC.

LAVE E SEQUE OS PIMENTÕES E PIMENTAS.

FORRE UMA ASSADEIRA COM PAPEL ALUMÍNIO. ARRUME OS PIMENTÕES E PIMENTAS SOBRE ELE E ESFREGUE CADA UM COM UM POUCO DE AZEITE DE OLIVA.

LEVE AO FORNO E ASSE ATÉ QUE TODOS ESTEJAM COM A CASCA QUEIMADA, MAIS OU MENOS UNS 40 MINUTOS. PARA ASSAR TODOS OS LADOS VOCÊ DEVERÁ VIRAR OS PIMENTÕES E PIMENTAS A CADA 10 OU 15 MINUTOS. AS PIMENTAS VÃO QUEIMAR ANTES DOS PIMENTÕES, ENTÃO FIQUE DE OLHO E QUANDO ACHAR QUE JÁ ESTÃO OK, RETIRE-AS E DEIXE OS PIMENTÕES POR MAIS TEMPO.

ASSIM QUE ELES ESTIVEREM BEM QUEIMADOS, RETIRE DO FORNO, COLOQUE-OS DENTRO DE UMA TIGELA E CUBRA COM PLÁSTICO FILME. DEIXE REPOUSAR POR MEIA HORA, ELES VÃO AMOLECER E TERMINAR DE COZINHAR NO SEU PRÓPRIO VAPOR.

PASSANDO ESSE TEMPO RETIRE A CASCA E AS SEMENTES DE UM POR UM DOS PIMENTÕES E PIMENTAS, PIQUE TUDO BEM PICADO E RESERVE.

PIQUE AS CEBOLAS E REFOGUE-AS EM UMA PANELA GRANDE COM UM FIO DE AZEITE DE OLIVA, POR UNS 10 A 15 MINUTOS, ATÉ AMOLECER BEM, MAS SEM DOURAR.

ADICIONE OS PIMENTÕES, A CANELA, O AÇÚCAR MASCAVO E O VINAGRE BALSÂMICO. COZINHE, EM FOGO BAIXO, MISTURANDO DE VEZ EM QUANDO, ATÉ ELE ENGROSSAR E FICAR COM UMA CONSISTÊNCIA DE GELEIA, ENTRE 30 A 45 MINUTOS. CUIDADO PARA NÃO QUEIMAR.

RETIRE DO FOGO, ESPERE ESFRIAR ALGUMAS HORAS E TRANSFIRA PARA POTES DE VIDRO. GUARDE NA GELADEIRA, POR ALGUNS MESES.

SIRVA COM CARNES, FRANGOS, ASSADOS OU EM FATIAS DE PÃO TORRADO COM CREAM CHEESE.

SE VOCÊ É FÃ DE COISAS BEM APIMENTADAS, SUGIRO USAR AS 4 PIMENTAS, SE NÃO GOSTA MUITO, PODE USAR APENAS DUAS, OU ATÉ UMA SÓ SE ESTIVER COM RECEIO.


Créditos:http://www.cozinhadalbo.com.br/2015/06/chutney-de-pimentao/

Nenhum comentário:
Faça também comentários