sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Bolo nega maluca

 


Bolo nega maluca


INGREDIENTES

240 g de farinha de trigo (2 xícaras)

180 g de açúcar (1 xícara)

4 ovos médios

170 g de óleo vegetal (3/4 xícara)

240 g água em temperatura ambiente ou morna até 50°C (1 xícara)

120 g de cacau em pó* (1 xícara)

15 g fermento em pó (1 colher de sopa)


INSTRUÇÕES DE PREPARO

 Prepare o forno: Preaqueça o forno a 180°C

Prepare os ingredientes secos: Numa tigela média, combine a farinha de trigo peneirada com fermento em pó e sal. Reserve.

farinha de trigo peneirada

Prepare a emulsão com ingredientes úmidos, cacau em pó e açúcar: Bata no liquidificador os ovos, óleo vegetal, água, cacau em pó e açúcar até que se forme uma mistura homogênea. Caso utilize água morna, a temperatura da água não pode ultrapassar 50°C para não coagular os ovos (cozinhar). 

Adicione os demais ingredientes secos: Adicione os demais ingredientes secos, misturando delicadamente com fouet ou espátula para incorporá-los. Não utilize o liquidicador nesta etapa.

Asse o bolo: Coloque a massa na forma previamente untada com manteiga e uma mistura de farinha de trigo e cacau em pó e leve ao forno por 40 a 50 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado.

Para saber se o bolo de chocolate nega maluca está pronto, faça o teste da ponta de faca ou palito. Abra o forno com cuidado e perfure o centro do bolo com a ponta de uma faca ou palito. Se o palito sair limpo, o bolo está cozido.

Desenforme o bolo: Deixe esfriar e desenforme num prato para bolo. Espere arrefecer antes de colocar a cobertura. Nossas sugestões de cobertura para o bolo de chocolate nega maluca são o brigadeiro de chocolate e a ganache de chocolate

bolo nega maluca

NOTES

Caso utilize chocolate em pó, diminua a quantidade de açúcar

O bolo nega maluca é fofo e úmido devido à utilização de óleo vegetal




Créditos:https://cozinhatecnica.com/2019/02/bolo-de-chocolate-nega-maluca/

Nenhum comentário:
Faça também comentários