quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Risoto fácil de linguiça

 


Risoto fácil de linguiça


Sabe aqueles dias que você quer fazer uma “jantinha” mais especial? Deixar o jantar com “cara de comemoração”,  agradar alguém ou a você mesmo, mas não quer complicação?

Então, este risoto é exatamente isto!

Risoto de linguiça existem diversos, porque há muitas variações, pode acrescentar funghi secchi, pimentão, pode usar linguiça calabresa, linguiça caipira,  enfim tudo vai da sua imaginação.


Vamos a este que é muito fácil e gostoso.


Eu usei aqueles pacotinhos de linguiça fina que vem com 4 gomos ( tem Sadia, Perdigão, Seara, diversas marcas) fiz com a Sadia. Você pica ela em rodelas finas e reserva, depois pica uma cebola e reserva.

Deixe separado em uma panela 1 litro de caldo de legumes ( que você faz, logo abaixo eu explico como fazer) fervendo ou se quiser pode usar caldo de carne de tabletinho ( 2 tabletes dissolvidos em 1 litro de água) que também fica muito bom.

Se usar o caldo de legumes caseiro, vai precisar salgar a gosto, se usar o de tabletinho não precisa salgar.

Então em uma panela (eu fiz na wok) coloque 2 colheres de manteiga, quando derreter junte a cebola. Assim que começar a dourar, adicione a linguiça e vá mexendo para fritar por igual.

Se quiser pode fritar a linguiça em separado e juntar quase no fim do risoto.

A cebola com a linguiça fritando


Caldo de legumes

Este caldo você pode fazer com: 1 1/2  litro  de água, 1  cebola, 1 cenoura, louro e salsão, pode picar grosseiramente, deixa ferver bastante tempo e depois coar para usar.

Eu comprei no Empório Bom Peixe, que eles tem prontinho o de legumes, peixe e camarão, são ótimos e práticos!

Depois da linguiça frita, coloque o arroz italiano arborio, carnaroli ou o de sua preferência. Nesta eu usei o arborio. Mexa e junte o vinho branco (usei salvignon blanc). Na receita vai 1 cálice cheio, mas eu coloco até envolver bem o arroz (não chega a cobrir). Continue mexendo para ele ir encorporando e ir soltando o amido que vai deixá-lo com a consistência molhada do risoto.

Colocando o arroz

agora o vinho

Depois que o vinho deu a evaporada?????, você vai colocando o caldo e mexendo sempre (um dos segredos de um bom risoto é mexer) e conforme for evaporando a água você vai colocando mais.

com o caldo

vai mexendo e colocando caldo

O tempo de preparo é mais ou menos 30 minutos. Eu prefiro ele “al dente”, então é experimentar para deixar a seu gosto. Se achar que ainda está duro e precisa cozinhar mais, coloque mais água. Mas para esta quantia é para ficar bom. No meio do cozimento se você não usou o tablete coloque sal a gosto.


INGREDIENTES: 1 pacote de linguiça fininha mista – 240 gr.,

300 gr de arroz italiano,

1 cebola picadinha,

1 litro de caldo de legumes ou caldo de carne ( 2 tabletes),

2 colheres de manteiga, mais 1 para o final,

1 cálice de vinho branco cheio ,

3 colheres de queijo parmesão ralado,

salsinha picada a gosto,

sal a gosto.


No final, desligue e coloque mais uma colher de manteiga para ele ficar com mais brilho e mais gostoso ( é opcional, se não colocar fica bom também e com menos calorias ahahahahahah). Mexa bem para incorporar e coloque 3 colheres de queijo parmesão ralado ( ou mais, vai do seu gosto).

Depois junte salsinha picada, também a gosto, que além de dar um sabor ela enfeita. Eu acho lindo o contraste do vermelho e verde. E pronto é só servir e comer.

Yummy !!!!! E ai gostaram? Fácil né? Então bora fazer…


Beijinhos 


Créditos:http://blogporvc.com.br/2016/02/risoto-facil-de-linguica/

Nenhum comentário:
Faça também comentários