quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Nhoque de Mandioquinha – com Molho Funghi

 


Nhoque de Mandioquinha – com Molho Funghi


Ingredientes para o nhoque de mandioquinha:

– 1 kg de batata salsa (mandioquinha)

– 2 batatas médias

– 1 colher (sopa) de açúcar refinado

– 1 colher (sopa) de sal

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 3 ovos inteiros

– 1 xícara de maizena

– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

– 1 pitada de noz moscada

– 1 pitada de pimenta do reino


Modo de preparo do nhoque de mandioquinha:

– Descascar e lavar as batatas e cozinhar no microondas dentro de um saquinho plástico até ficar bem molinha (cerca de 6 minutos, variando de acordo com cada micro-ondas, fazendo pausa e virando o saquinho a cada 2 ou 3 minutos).

– Moer muito bem as batatas em um espremedor de batatas, triturador ou garfo. Esperar esfriar um pouco (temperatura ambiente).

– Juntar todos os ingredientes em uma bacia grande e amassar bem, como se estivesse fazendo pão, adicionando aos poucos, se necessário, farinha de trigo até desgrudar das mãos.

– Enrolar em uma bola grande e deixar descansar na bacia por 10 minutos (coberto com plástico filme).

– Enrolar em tirinhas finas e cortar quadradinhos pequenos, salpicando sempre uma pequena quantidade de trigo na bancada para que não grude.

– Cozinhe em água fervente até os quadradinhos boiarem na água, retirando-os com uma escumadeira e colocando no refratário que for servir.

– Adicione por cima o molho de sua preferência e sirva com queijo ralado.


(Serve de 6 a 8 pessoas)


 Dicas Rápidas:

 Cozinhar as batatas no microondas, e esperar esfriar um pouco antes de misturar tudo, faz com que elas fiquem sequinhas e precisem de menos trigo, deixando o nhoque mais leve. Para cozinhar no microondas, basta adicionar as batatas em um saquinho de verduras, virar a pontinha para baixo, e virar a cada 2 ou 3 minutos. Se preferir, cozinhe no vapor, não é igualzinho, mas pelo menos fica mais sequinho do que cozinhando na água.

 

Sugestão de Molho para acompanhar: Receita de Molho Funghi Secchi que rende um montão

Atenção: Sempre que fazemos essa receita de nhoque de mandioquinha com molho funghi, servimos metade com esse molho, e metade com um molho vermelho. Portanto, apesar desse molho funghi render muito, serve apenas metade da receita acima, ok?!


Ingredientes para o molho de Funghi Secchi:

– 1 pacote pequeno de Funghi Secchi

– 1 pacote pequeno de Funghi Porcini

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 1 cebola pequena bem picadinha – Opcional: Adicionar 2 dentes de alho picadinhos

– Leite integral

– 1/2 tablete de Manteiga (100g)

– 1 Creme de Leite fresco (nata)

– Sal

– Noz Moscada

– Pimenta do Reino (opcional)


Modo de Preparo Molho Funghi:

– Lavar várias vezes o funghi em água corrente, e hidratar em 1 xícara de água morna + 2 colheres de sopa de conhaque, por no mínimo 30 minutos. (Opcional: Hidratar em 1 xícara de vinho branco seco morno).


– Depois de hidratado, pegue o líquido em que ele foi hidratado e passe-o por um coador de café para retirar uma certa “areia” que vem no funghi, pois vamos utilizá-lo no molho. Pique o funghi no tamanho que desejar.


– Em uma panela, adicione a manteiga. Quando derreter, coloque o funghi e logo após a cebola (e o alho se estiver usando).


– Assim que a cebola dourar adicione o trigo, espere dourar um pouco, e aos poucos adicione leite, preferencialmente batendo com um fouet para que o molho fique mais lisinho (mesmo processo do molho branco tradicional).


– Quando já estiver mais consistente, adicione a água em que o funghi foi hidratado e ferva um pouquinho…


•  Quando chega nesse ponto do molho, eu coloco no liquidificador e dou uma batida, pois gosto que fique bem cremoso, e que parte do funghi se desmanche junto com o molho… Se você não se importa com isso, basta adicionar o creme de leite fresco na panela mesmo…. Se não, bata um pouquinho no liquidificador, volte para a panela e ai sim adicione o creme de leite!


– Regule o sal e adicione uma pitada de noz moscada e uma pitada de pimenta do reino


Dicas Rápidas para o molho Funghi:

– Antes de começar, você pode aromatizar o leite, agregando mais sabor ao molho: para isso, basta adicionar ao leite uma folha de louro espetada com alguns cravinhos em uma cebola cortada ao meio, e amornar.


– Se o molho ficou muito fino, basta colocar 1 colher de maizena em um pouquinho de água, mexer bem, adicionar no molho e ferver até engrossar no ponto que você quer!


– Se quiser um molho ainda mais rico, você pode refolgar shiitake fresco na manteiga, cortado em tirinhas e adicionar no final.


– O molho rende bastante, e pode servir tanto com massas quanto com carnes.


Créditos:https://www.nacozinhadabruninha.com.br/nhoque-de-mandioquinha/

Nenhum comentário:
Faça também comentários