sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Cheesecake com Calda de Frutas Vermelhas

 




Cheesecake com Calda de Frutas Vermelhas



INGREDIENTES

PARA A BASE

100GR DE MANTEIGA SEM SAL + UM POUCO PARA UNTAR A FORMA

200GR DE BISCOITO MAISENA


PARA O RECHEIO

600GR DE CREAM CHEESE

⅔ XÍCARA DE AÇÚCAR REFINADO (150GR)

1 COL. CHÁ DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA

1 LIMÃO SICILIANO

1 LARANJA

300ML DE CREME DE LEITE PASTEURIZADO


NOTA DO DAL BÓ: O CREME DE LEITE PASTEURIZADO É AQUELE MAIS LÍQUIDO, VENDIDO EM GARRAFINHAS, QUE NO SUPER MERCADO FICA REFRIGERADO,  PERTO DAS MANTEIGAS E REQUEIJÕES. ELE É UM POUCO MAIS CARO QUE O NORMAL MAS INFELIZMENTE É A ÚNICA OPÇÃO PARA ESSA SOBREMESA, JÁ QUE O NOSSO CREME DE LEITE DE CAIXINHA OU LATINHA NÃO TEM O PERCENTUAL DE GORDURA NECESSÁRIO PARA VIRAR CHANTILLY – 20% CONTRA 35% DO PASTEURIZADO. QUEM MORA NO SUL TEM UMA ÓTIMA OPÇÃO TAMBÉM QUE É A NATA, QUE FUNCIONA SUPER BEM PARA ISSO.


PARA A CALDA

300GR DE FRUTAS VERMELHAS – FRAMBOESA, AMORA, BLUEBERRY, MORANGO OU UMA COMBINAÇÃO DE TODAS – FRESCAS OU CONGELADAS

½ XÍCARA DE AÇÚCAR REFINADO (100GR)

1 COL. DE SOPA DE MAISENA


BASE

PRÉ-AQUEÇA O FORNO A 200ºC.

UNTE UMA FORMA COM O FUNDO REMOVÍVEL COM MANTEIGA.

TRITURE OS BISCOITOS EM UM PROCESSADOR OU, SE NÃO TIVER UM, COLOQUE-OS DENTRO DE UM SACO E BATA COM UM MARTELO, TÁBUA, ROLO DE MASSA, PANELA, ETC ATÉ QUE ELES ESTEJAM BEM ESFARELADOS.

COLOQUE A MANTEIGA EM UMA PANELA EM FOGO BAIXO ATÉ DERRETER, COM CUIDADO PARA NÃO QUEIMÁ-LA. DESPEJE A MANTEIGA DERRETIDA NO PROCESSADOR E BATA POR ALGUNS SEGUNDOS ATÉ MISTURAR BEM. SE ESTIVER FAZENDO SEM O PROCESSADOR, MISTURE COM AS MÃOS APERTANDO BEM.

DESPEJE TUDO NA FORMA E PRESSIONE PARA BAIXO COM UMA COLHER, XÍCARA OU COM AS MÃOS, PARA DEIXÁ-LA BEM LISA. LEVE A BASE AO FORNO E ASSE POR 15 MINUTOS. RETIRE DO FORNO E DEIXE ESFRIAR ENQUANTO PREPARA O RECHEIO.



RECHEIO

COLOQUE EM UMA TIGELA GRANDE O CREAM CHEESE, O AÇÚCAR E A ESSÊNCIA DE BAUNILHA. RASPE AS CASCAS DA LARANJA E DO LIMÃO COM UM RALADOR FINO E ADICIONE À MISTURA. ESPREMA O SUCO DO LIMÃO E JUNTE-O TAMBÉM. MISTURE TUDO COM UM BATEDOR DE ARAMES OU COLHER DE PAU, ATÉ CONSEGUIR UMA MISTURA HOMOGÊNEA (ISSO PODE DEMORAR UM POUCO, SE O CREAM CHEESE ESTIVER AINDA MUITO GELADO).

EM UMA BATEDEIRA, OU COM UM MIXER DE MÃO, BATA O CREME DE LEITE ATÉ O PONTO DE CHANTILLY – CUIDADO PARA NÃO BATER DEMAIS. MISTURE METADE DELE À MISTURA DE CREAM CHEESE, DEPOIS FAÇA O MESMO COM O RESTANTE, MEXENDO COM UMA ESPÁTULA ATÉ CONSEGUIR UMA MISTURA HOMOGÊNEA. DESPEJE NA FORMA, SOBRE A BASE, E ALISE COM A ESPÁTULA. LEVE À GELADEIRA ENQUANTO PREPARA A CALDA.


CALDA

SE ESTIVER USANDO MORANGOS, CORTE-OS EM PEDAÇOS PEQUENOS, O RESTANTE DAS FRUTAS PODEM SER USADAS INTEIRAS MESMO. MISTURE AS FRUTAS, O AÇÚCAR E A MAISENA EM UMA PANELA E LEVE AO FOGO ALTO. ASSIM QUE COMEÇAR A FERVER, ABAIXE O FOGO E COZINHE, MEXENDO SEMPRE COM UMA COLHER DE PAU, ATÉ QUE AS FRUTAS SE DESMANCHEM LEVEMENTE E A CALDA FIQUE COM UMA CARA BRILHOSA, DE 5 A 10 MINUTOS.

DEIXE ESFRIAR POR NO MÍNIMO 20 MINUTOS, E DESPEJE SOBRE A TORTA, ESPALHANDO COM UMA COLHER. LEVE À GELADEIRA NOVAMENTE POR PELO MENOS MAIS UMA HORA. QUANDO ESTIVER NA HORA DE SERVIR, TIRE DA GELADEIRA E PASSE UMA FACA SEM PONTA PELA BORDA DE DENTRO DA FORMA, PARA SOLTAR A TORTA.

SE SOBRAR, GUARDE A TORTA EM UM POTE NA GELADEIRA POR UNS 4, 5 DIAS. PORÉM ACONSELHO MUITO VOCÊ FAZER NA VÉSPERA DE QUANDO QUISER SERVIR, POIS A BASE DE BISCOITO FICA ESPETACULAR NO PRIMEIRO DIA, JÁ DEPOIS ELA IRÁ FICAR CADA VEZ MAIS MURCHA, O QUE NÃO É NECESSARIAMENTE RUIM, MAS NÃO É O IDEAL.


Créditos:http://www.cozinhadalbo.com.br/2014/04/cheesecake-com-calda-de-frutas-vermelhas/

Nenhum comentário:
Faça também comentários