quinta-feira, 17 de setembro de 2020

BACALHAU AO FORNO

 


BACALHAU AO FORNO


Bom, passado o momento cultura, vamos ao …


BACALHAU:

1,5 kg de bacalhau limpo

(eu compro o lombo limpo no Bom Queijo, além de ser bárbaro, não perco nada, porque vem sem pele, sem espinho, vem so a “carne” do bacalhau)

Deixar de molho na água de 24 a 36 horas na geladeira, mas ir trocando a água de vez em quando.

3 cebolas grandes fatiadas

2 pimentões verdes fatiados

10 batatas grandes fatiadas

100 g de azeitona preta portuguesa

250 ml de azeite extra virgem




Cozinhar o bacalhau em: metade água + metade leite ( ou apenas no leite). Depois que ferver, abaixar o fogo e deixar de 2 a 3 minutos.

Retirar o bacalhau do leite e reservar. O leite que ferveu usar para cozinhar as batatas, e assim que ferver abaixar o fogo e deixar  3 minutos (ela não deve ficar mole, precisa tirar meia durinha, pois ela terminar de cozinhar depois no forno)

Escolher uma travessa e começar a montagem:

Intercale primeiro a batata, depois o bacalhau, a cebola, o pimentão e azeitona preta, repita mais uma vez .

Coloque o azeite e um pouco do caldo que cozinhou o bacalhau e a batata (é para dar mais leveza ao prato). Cubra com papel alumínio e mais ou menos 1h30, está pronto ( verifique quando a cebola e o pimentão murcharem).

Sempre faço esta receita em uma travessa grande, mas hoje dividi em 2, então nesta da foto tem um pouco mais da metade da receita.

Muitas vezes eu deixo o bacalhau preparado sem colocar o azeite e o caldo, cubro com filme plástico e congelo até o dia que for utilizar. Congelo também em um vidro um pouco do caldo ( mas não encha até a boca senão o vidro estoura). Tiro do congelador no dia de fazer e coloco o azeite e o caldo.

Para acompanhar arroz branco.

Quem não sabe fazer é muito fácil.

Você coloca um pouco de óleo na panela, o tempero de sua preferência ( eu tenho pronto cebola, alho e sal batido), dá uma fritadinha, coloca o arroz, mexe e coloca água ( pode ser fria ou já quente para fazer mais rápido). Mais ou menos até que cubra o arroz passando 2 dedos. Minha mãe que me ensinou e sempre deu certo.

Tem aquela receitinha básica:

Para uma xícara de arroz, duas de água, mas conforme você aumenta a quantidade do arroz, por exemplo: para 2 de arroz, se você colocar 4 de água, vai ficar um pouco empapado, então sigo a do 2 dedos ahhahahahha

E claro, que sempre um bom vinho e boa companhia são essenciais !!!

Mas prestem atenção, para sair bem gostoso é preciso sempre um bom azeite e um bom bacalhau. Quando os ingredientes são bons, dificilmente o prato fica ruim!

Então, bora fazer e comer, porque eu vou comer este agora.


Beijinhos, 


Créditos:http://blogporvc.com.br/2016/03/bacalhau-ao-forno/

Nenhum comentário:
Faça também comentários