domingo, 23 de agosto de 2020

Salmão na Manteiga de Alcaparras e Purê de Mandioquinha

 


Salmão na Manteiga de Alcaparras e Purê de Mandioquinha


Ingredientes:

Para o salmão:

– 2 postas de salmão fresco (300g)

– 1 cálice de vinho branco (o utilizado na receita foi um Sauvignon Blanc)

– 2 dentes de alho amassados

– 1 limão cortado em rodelas finas

– manjericão, alecrim e manjerona picados a gosto

– sal e pimenta a gosto

– azeite de oliva

– 2 folhas de papel alumínio


Para a manteiga:

– 120g de manteiga sem sal

– 60g de alcaparras em conserva escorridas


Para o purê:

– 400g de mandioquinha sem casca

– 1l de água

– 1 colher de manteiga sem sal

– 100ml de leite

– sal e pimenta a gosto


Modo de pré-preparo – salmão:

Em uma tigela pequena com tampa, tempere o salmão com o sal e a pimenta, adicione o alho, as rodelas de limão e as ervas, cubra tudo com o vinho. Deixe-o descansar na marinada por cerca de 2h na geladeira.


Modo de preparo:

Salmão:

Retire o salmão da marinada, remova as ervas e os outros ingredientes que ficarem presos a ele. Forre o fundo de um refratário com uma das folhas de papel alumínio, espalhe alguns fios de azeite, adicione as postas de peixe, e regue-as com 4 colheres de sopa da marinada e mais um pouco de azeite de oliva. Estique sobre o refratário a outra folha de papel alumínio e dobre as pontas de modo a formar um “pacote” certificando-se de que não encoste no peixe – diferente de como acontece em um papillote – e leve ao forno em fogo médio (aprox. 240º) por cerca de 20min. Retire o papel alumínio de cima e doure o salmão por mais cerca de 20min. Para servir, regue o salmão com a manteiga de alcaparras. Se necessário, aqueça-a novamente.


Manteiga de alcaparras:

Em uma panela em fogo baixo, adicione a manteiga e mexa-a com a ajuda de uma espátula. Assim que a manteiga estiver derretida, adicione as alcaparras e continue mexendo por cerca de 2min. Retire a panela do fogo para que a manteiga não queime e reserve-a.


Purê de mandioquinha:

Em uma panela, ferva a água e adicione a mandioquinha com uma pitada de sal, cozinhe-a até ficar macia. Desligue o fogo, descarte cerca de 95% da água da panela e, com a ajuda de um amassador de legumes, um mixer ou um garfo, amasse a mandioquinha. Adicione a manteiga, o leite, tempere com o sal e pimenta e misture tudo.



Créditos:http://www.gourmetice.com.br/2015/06/05/dia-dos-namorados-salmao-manteiga-alcaparras-pure-mandioquinha/

Nenhum comentário:
Faça também comentários