quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Receita de Mjadra

 



Receita de Mjadra

 

INGREDIENTES

1 copo de Arroz

1 copo de Lentilha verde comum

2 colheres de chá de óleo Canola ou Azeite

1 colher de chá de Cominho

1 colher de chá de Cúrcuma (açafrão da terra)

2 colheres de chá de Sal

2 copos de água fervida

3-4 cebolas, cortadas no meio e fatiadas no corte Julienne

1 maço medio de Salsa, bem bem picadinho, sem o caule.


INSTRUÇÕES

Lave bem a Lentilha. Deixe-a em uma tigela, coberta com água, enquanto isso ferva a água em panela separada.

Junte a lentilha na panela e cozinhe-a por 10 minutos. Descarte a água e reserve a lentilha. Ela estará al-dente. Ela vai continuar a cozinhar depois, juntos com o arroz.

Esquente o azeite e quando ele esquentou, adicione os temperos (sem o sal) e mexa por 30 segundos. Esse é o segredo da receita. O óleo abrirá os sabores dos temperos.

Adicione o arroz à panela. Frite e mexa por cerca de 2-3 minutos. Depois adicione a lentilha e o sal e mexa bem, juntos com fogo ligado.

Adicione a a água, mexa bem, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Depois deixe descansar, com tampa fechada, por 10 minutos.

Enquanto isso, comece fritar e caramelizar as fatias das cebolas (saiba mais sobre o corte julienne da cebola). Não se preocupe, pois o processo de fritura e caramelização da cebola demora mais ou menos 15 minutos. Mas fique ao lado da frigideira e não pare de mexer as cebolas a cada alguns minutos. O resultado deve parecer quase queimado, mas não amargo.

Adicione a cebola caramelizada e a salsa picada ao arroz. Mexa bem e sirva com muito amor e alegria 🙂

A Mjadra pode ser servida com amêndoas em lascas por cima.

Dicas amarelas

Pique bem bem bem a salsa. Ela deve dar textura e sabor, mas não dominar o sabor geral do prato.

Caramelize a cebola, até que fique quase queimada. Não se preocupe, pode fritar e caramelizar bem a cebola: quanto mais tostada, mais agradável será o resultado da Mjadra.

Não fique preocupado com o volume da cebola na frigideira. Ela vai reduzir bastante. Se você não conseguir colocar todas as cebolas de uma vez só na frigideira, divida a quantidade em 2 vezes.

Cuidado: não mexer o arroz quando estiver quente. Isso pode fazer o arroz e a lentilha virarem um purê e perder toda a textura boa e crocante deles.


Créditos:https://www.saboresdeisrael.com.br/receitas/mjadra.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários