domingo, 23 de agosto de 2020

Broto de feijão azuki

 


Broto de feijão azuki


Recentemente conversei com um terapeuta Ayurvedico, na nossa conversa ele falou sobre energia vital dos alimentos… Como sou muito curiosa tratei de pesquisar mais sobre essa tal de energia vital e percebi que segundo os crudívoros nada possui mais ‘energia vital’ do que os brotos e grãos germinados.

Aqui vai o passo a passo da germinação do feijão Azuki, que cá pra nós não é muito usado na cozinha dos brasileiros, mas é riquíssimo em nutrientes super importantes para a promoção da saúde prevenção de doenças.

O Broto de feijão azuki nos ajuda a controlar a  pressão arterial, fortalece nosso sistema imunológico,diminui a retenção de líquido e regula o excesso de açúcar no nosso sangue… Com tantos benefícios vale a pena inserir esse alimento na nossa alimentação!

Não existe uma medida certa para germinar, apenas tenha em mente que a quantidade quase triplicará depois de germinado… Da primeira vez eu coloquei quase meio kg de feijão, rendeu muuuuuuuuito, mesmo tendo muitas pessoas aqui em casa não faria uma quantidade tão grande novamente.


Modo de preparo

1- Lave bem os grãos.

2- Coloque em uma bacia.

3- Deixe de molho submerso em bastante água por uma noite, aproximadamente 8h.

4- Escorra a água e lave o feijão.

5- Amarre um pano de prato na boca da bacia, eu  usei um barbante para prender.

6- Coloque na sombra e em lugar ventilado, a bacia deve estar virada para baixo o suficiente para que a água escorra um pouco…

7- Molhe 2 vezes ao dia para que o feijão continue sempre úmido.


Quando aparecerem as pontinhas brancas já podem ser comidos, maaaaaaas, se quiser continue germinando para que eles aumentem de tamanho..

É possível germinar até o aparecimento das duas primeiras folhinhas, particularmente eu acho mais saboroso comer antes de aparecerem as folhas, pois ele estará mais ‘adocicado’.


Dicas importantes

Você pode usar o broto em saladas diferentes, misturados com arroz integral,  com azeite e orégano…

Esse broto tem um sabor que lembra o amendoim, é uma boa opção para o lanche!

É possível batê-lo com vitaminas.

Para armazenar, coloque em um pote com o fundo coberto por papel toalha , tampe e conserve no congelador. Mas ao fazer isso você perde parte da energia vital deste alimento, o ideal é germinar a quantidade que será consumida a ponto de não precisar guardar…



Créditos:https://jornadavegana.com/broto-de-feijao-azuki/

Nenhum comentário:
Faça também comentários