terça-feira, 10 de março de 2020

Panettone de Frutas ou talvez um Chocottone?



.



Panettone de Frutas ou talvez um Chocottone?


Ingredientes
2 ovos inteiros + 5 gemas + 1 clara
2 colheres de chá de baunilha
250 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
100 gramas de açúcar
Raspas de 1 laranja grande
Raspas de 1 limão (eu prefiro usar o limão siciliano)
4 colheres de sopa de leite (não use desnatado ou semidesnatado)
30 gramas de fermento fresco
500 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 pitada de noz moscada ralada
80 gramas de passas brancas
80 gramas de passas pretas
3 colheres de sopa de Rum
100 gramas de laranja e limão cristalizados, bem picadas

Modo de Preparo
1.Numa pequena vasilha, misture os ovos, as gemas e a baunilha. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e quase todo o açúcar: reserve 1 colher de sopa do açúcar para usar mais tarde. Bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos até formar um creme fofo. Adicione então os ovos, batendo em velocidade media. Se o creme se separar (devido a quantidade de liquido) junte 1 colher de farinha de trigo. Adicione as raspas de limão e laranja, e reserve o creme.
2.Amorne o leite numa panela pequena. Retire do fogo, despeje numa vasilha e esfarele o fermento fresco no leite. Junte também a colher de açúcar reservada e deixe a vasilha de lado por alguns minutos para ativar o fermento.
3.Numa outra vasilha, misture a farinha, o sal e a noz moscada. Faça um furo no centro e adicione o leite com o fermento e misture rápido com uma espátula. Junte então o creme de manteiga e ovos e mexa com uma espátula até formar uma massa úmida.
4.Polvilhe uma superfície lisa de farinha de trigo. Ponha a massa ali, e sove-a por 10 minutos. A massa vai estar muito úmida e pegajosa no inicio, mas não se preocupe. Sove-a com as mãos e a superfície levemente polvilhadas de farinha, e a massa rapidamente vai se firmar. Depois de sovar por uns 10 minutos, a massa vai formar uma bola lisa e elástica. Forme uma bola e ponha-a numa vasilha grande levemente polvilhada de farinha. Cubra com filme plástico deixe repousar em um local morno por 1 ½ - 2 horas ou até dobrar de volume.
5.Enquanto isso, aqueça o Rum e as passas numa pequena panela. Quando o Rum ferver, retire do fogo e deixe as passas esfriarem no Rum.
6.Quando a massa tiver crescido, ponha-a de novo numa superfície polvilhada de farinha. Sove-a por um ou dois minutos e aos poucos, vá juntando as passas e frutas cristalizadas. Faça isso aos poucos. Vai parecer muita passa e frutas para a quantidade de massa , mas confie em mim. Está tudo certo.
7.Quando houver incorporado todas as frutas faça uma bola com a massa e ponha-a na forma própria de panettone ou numa forma de laterais removíveis, de 20 centímetros de diâmetro. Deixe a massa crescer por duas horas: ela vai triplicar de volume. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus.
8.       Pincele a clara de ovo em cima da massa e leve ao forno por 15 minutos. Em seguida, abaixe a temperatura do forno para 180 graus, e asse mais 25 a 35 minutos. A faca tem que sair limpa do centro do pão. Se o pão estiver assando rápido demais em cima antes de ter assado por dentro, cubra-o com um pedaço de papel alumínio. Retire do forno, e deixe esfriar em cima de uma grelha se estiver usando a forma típica de panettone. Se estiver usando a forma com laterais removíveis, espere 5 a 10 minutos e desenforme para acabar de esfriar fora da forma. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro quando o panettone estiver à temperatura ambiente.

Créditos:http://www.simplesmentedelicia.com/?p=2548

Nenhum comentário:
Faça também comentários