domingo, 1 de março de 2020

Lombo com Bacon e Crumble de Vegetais



.


Lombo com Bacon e Crumble de Vegetais

Ingredientes
1 lombo de porco (cerca de 2 kg)
suco de 6 laranjas
240 ml (1 xícara) de vinho branco
500 g de bacon fatiado
4 dentes de alho
sal e pimenta do reino
Crumble de vegetais
2 cenouras grandes
½ couve flor
2 xícaras de ervilhas congeladas
1 cebola
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
200 ml (3/4 xícara) de creme de leite pasteurizado
180 g (1 e ½ xícara) de farinha de trigo
150 g (3/4 de xícara) de manteiga gelada
1 xícara de castanha de caju picadas grosseiramente
sal e pimenta do reino
Molho
30 mini cebolas
2 colheres (sopa) de manteiga
metade do caldo da marinada do lombo
40 g (4 colheres de sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Faça uma pasta com o alho e sal. Coloque o lombo numa assadeira, esparrame bem a pastinha de alho e sal pelo lombo e tempere também com pimenta do reino. Cubra todo o lombo com as fatias de bacon, circulando o lombo. Misture o suco de laranja com o vinho, coloque na assadeira. Cubra tudo com filme plástico e deixe marinando por cerca de 1 hora. Retire metade do molho da marinada da assadeira. Pré-aqueça o forno a 230ºC. Coloque o lombo para assar por 20 minutos. Retire, abaixe a temperatura do forno para 180ºC. Cubra o lombo com papel alumínio e volte para o forno por 1 hora para terminar de assar.
Enquanto o lombo assa, prepare o crumble de vegetais: Com ajuda de um descascador, faça lâminas finas com a cenoura. Pique a couve flor em florzinhas. Pique a cebola em cubinhos. O alho bem picadinho também. Refogue a cebola na manteiga. Deixe começar a dourar. Junte o alho, a cenoura, a couve flor. Refogue por uns 2 minutos, não é necessário muito tempo. Junte a ervilha e tempere tudo com sal e pimenta do reino. Misture o creme de leite. Desligue e reserve. Prepare o crumble: Misture a farinha com a manteiga usando as pontas dos dedos, formando uma espécie de farofinha úmida. Junte a castanha de caju e misture. Unte um refratário com manteiga. Coloque os legumes e cubra com o crumble. Leve para assar em forno a 180ºC por cerca de 30 minutos, até que fique bem douradinho.
Retire a casca das mini cebolas. Coloque a manteiga numa panela. Ligue o fogo e deixe derreter. Junte as cebolas e refogue um pouco. Junte o açúcar e deixe começar a caramelizar. Junte o caldo da marinada. Deixe cozinhar até engrossar. Sirva sobre o lombo já assado, acompanhado do crumble de vegetais.

Créditos:http://moldandoafeto.com/lombo-com-bacon-e-crumble-de-vegetais-o-chef-e-a-chata/

Nenhum comentário:
Faça também comentários