quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Risoto de Camarão com Avelã e Redução de Tabasco



.



Risoto de Camarão com Avelã e Redução de Tabasco


Ingredientes para o risoto:
500 g de camarão com casca
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola bem, bem, bem picadinha
1 colher sopa de manteiga
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1/2 taça de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de camarão*
1/2 xícara de queijo parmesão ralado.
+ 1 colher sopa de manteiga
Sal e pimenta branca (sempre moída na hora) a gosto
1/2 xícara de avelãs torradas e picadas
Para a redução de tabasco
3 colheres sopa de açúcar
10 ml de pimenta tabasco
50 ml de água

Modo de fazer:
Camarões: Descasque os camarões. Em alguns, eu deixe o "rabinho", para enfeitar o prato. Não descarte as cascas! Elas serão usadas para fazer o caldo. Aqueça em uma frigideira 1 colher de sopa de azeite. Coloque uma porção dos camarões. Salpique sal e frite os camarões por 1 minuto de cada lado. faça assim com todos eles, acrescentando azeite, se preciso. Não coloque todas os camarões de uma só vez. A fritura precisa ser muito rápida. Quando se colocam muitos camarões juntos, eles podem soltar água na frigideira e o camarão irá cozinhar, ao invez de fritar. Esse processo deve ser muito rápido para não endurecer os camarões. Reserve os camarões fritos.
Caldo de camarões: Limpe as cascas de camarão em água corrente. Refogue metade das cascas com cebola, alho, tomates. Deixe apurar bem. Adicione água até cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar por 20 minutos.
Bata essa mistura no liquidificador e passe por uma peneira bem fina. Leve esse caldo para panela e adicione o restante das cascas, 2 talos de salsão, 1 cebola picada, 1 cenoura e adicione mais água. Deixe reduzir pela metade, coe e utilize para preparar o risoto.
Risoto: Doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e misture bem. Depois, acrescente o vinho branco e deixe alguns segundo, até o álcool evaporar. Vá acrescentando, aos poucos, o caldo de camarão, que deve estar quente (coloque numa panela, com fogo bem baixo). De concha em concha, o arroz vai cozinhando. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver al dente, acrescente o queijo e mais 1 colher sopa de manteiga e mexa bem. Adicione os camarões fritos e as avelãs. Sirva em seguida!
Redução de tabasco: coloque o açúcar em uma frigideira e ligue o fogo. Não mexa com colher. Assim que o açúcar caramelizar (você pode ir girando a frigideira, para misturar o açúcar que já queimou com o que ainda não queimou), adicione a pimenta e a água. Se o açúcar não estiver bem derretido na calda, adicione mais água e deixe no fogo até adquirir consistência de xarope. Utilize para decorar o prato.
Rendimento: 4 porções (Fiz mais para garantir meu almoço de segunda :)





Créditos:http://www.acozinhadehg.com.br/2011/02/risoto-de-camarao-com-avela-e-reducao.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários