terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Biscotti de Queijo Parmesão e Alecrim



.



Biscotti de Queijo Parmesão e Alecrim

Perfumados, crocantes e elegantes, essa versão salgada de biscotti é o tipo de aperitivo altamente sugestivo de um copo de vinho ou uma caipirinha bem gelada nesse fim (olha eu aqui sendo super otimista!) de verão. Tradicionalmente, os biscottis são biscoitos italianos de amêndoas e/ou pignolis, doces, assados duas vezes o que os torna mais firmes. Pela sua textura, os biscottis normalmente são servidos com algum liquido como café, chá, e na Toscana (onde são chamados de cantuccini), eles acompanham um Vin Santo no final de refeição. 
Para essa versão salgada, procure usar um queijo parmesão em pedaço e não aqueles pacotinhos de queijo já ralado: o sabor e perfume do queijo passaram longe ali! Procure também moer sua própria pimenta do reino: da mesma forma que o sabor do queijo comprado já ralado se esvaece, o perfume da pimenta também.E não fique com medo da quantidade de pimenta do reino: ela não torna o biscoito fortemente picante mas ajuda a intensificar o perfume do queijo.

Você pode congelar a massa pronta, antes de assá-la, e deixar no freezer bem embrulhada para quando algum convidado de ultima hora resolver aparecer à sua porta.
O único problema é que o incrível perfume que esses biscottis exalam enquanto estão assando vai fazer o teu hospede querer ficar mais e mais…
Esse biscotti fica perfeito vários dias se guardado em recipiente fechado. Receita inspirada numa versão do Bon Appétit.


Ingredientes
4 copos de farinha de trigo (560 gramas)
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sobremesa de sal
1 ½ copo de queijo parmesão ralado fino (150 gramas)
½  colher de sopa de pimenta do reino moída
2 colheres de sopa de alecrim fresco, picado
150 gramas de manteiga sem sal, gelada
3 ovos + 1 ovo
1 copo de leite (não serve desnatado)



Modo de Preparo
1. Numa vasilha grande, misture a farinha, o fermento, o sal, o queijo parmesão, a pimenta do reino e o alecrim fresco.
2. Pique a manteiga gelada em cubos e esparrame por cima da mistura de farinha. Com os dedos ou com um garfo, amasse tudo até a manteiga estar praticamente toda incorporada.
3. Numa outra vasilha, misture o leite com os 3 ovos, Mexa com um garfo para quebrar os ovos. Despeje 3/4 do liquido na mistura de farinha e usando um garfo ou as mãos, misture tudo até a massa estar homogênea. Continue molhando com o restante do liquido até formar uma massa uniforme e úmida. È provável que você não precise usar todo o liquido: para mim sempre sobra umas 3 colheres de sopa do liquido.
4. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Ponha a massa numa superfície ligeiramente polvilhada de farinha. polvilhe um pouco de farinha nas mãos e divida a massa em 4 pedaços iguais. Faça com cada pedaço, um cilindro de aproximadamente 30 CMN de cumprimento e 2 cm de largura. Ponha os cilindros de massa em um tabuleiro forrado de papel manteiga. Pincele com o ovo que sobrou e polvilhe com um pouco mais de queijo parmesão.
5. Leve ao forno por 30 minutos, virando o tabuleiro no meio do cozimento, até a massa estar levemente dourada. Após os 30 minutos, retire o tabuleiro e deixe amornar uns 10 minutos (deixe o forno ligado). Após os 10 minutos, pegue com cuidado uma bisnaga de massa de cada vez e com uma faca com serra, corte em fatias de aproximadamente 1 cm de largura. Ponha os biscoitos partidos no tabuleiro (é provável que você precise de 2 tabuleiros) e leve-os de volta ao forno. Asse por 25 minutos, retire o tabuleiro do forno, vire cada biscoito, e leve de volta ao forno para mais uns 20 minutos. Os biscottis têm que estar levemente dourados dos 2 lados. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.

Créditos:http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1634

Nenhum comentário:
Faça também comentários