domingo, 19 de janeiro de 2020

Cocada com Leite Condensado



.



Cocada com Leite Condensado

Ingredientes
1 e 1/3 xícara (chá) de leite integral (ou 320 gramas)
1 xícara (chá) de açúcar (ou 180 gramas)
400 g de coco ralado  fresco (ou industrializado em flocos)
1 lata de leite condensado


Preparo
1.  Para descansar os doces, usei um tapete de silicone. Mas se não tiver, unte uma assadeira grande com óleo e reserve.
2.  Em uma panela grande despeje todo o leite e o açúcar. Ligue o fogo alto e quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.  Em seguida, coloque o coco ralado. Misture até soltar do fundo da panela e secar o líquido.
4.  Adicione o leite condensado, misture em fogo baixo até soltar do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro. Desligue o fogo.
5. Com uma colher de sopa, pegue porções da cocada e coloque em cima de um tapete de silicone ou na forma untada. Espere secar em temperatura ambiente, ou na geladeira para agilizar.

Dicas:
Se quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e armazene num recipiente com tampa hermética.
 Para tirar o coco da casca
Com um saca-rolha ou uma chave-de-fenda, faça um furo em dois dos “olhos” do coco. Retire toda a água.
Aqui, coloco o coco inteiro ou já quebrado diretamente sobre a chama do fogo. É a maneira mais rápida, pode acreditar ! Mexa com uma pinça até que toda a superfície esteja chamuscada. Se optar pelo coco inteiro, após "queimar" levemente a casca, quebre o coco e, protegendo uma das mãos com uma toalha, retire a polpa com a ajuda de uma faca sem ponta.
Mas outra maneira de eliminar a casca é colocar o coco no forno aquecido (no alto) por uns 15 a 20 minutos (ou até ele rachar). Deixe esfriar e retire a casca forçando a rachadura com uma faca sem ponta.
Algumas vezes o coco também já sai sem a casca mais escura e só precisa descascar alguns locais onde ela ficou. Mas se precisar retirar  a casca, use um descascador de legumes.
Após, rale manualmente ou utilize um processador. Mas, atenção, deixei o coco recém ralado secar  por pelo menos um dia ou acelere o processo levando-o a um forno pré-aquecido e desligado. Se usá-lo imediatamente, a consistência da cocada será mais cremosa e a cocada demorará pelos menos três dias para secar por fora.
Se tiver tempo, faça isso com dois ou três cocos, coloque em sacos plásticos previamente pesados e datados. No freezer, o produto pode ficar por até seis meses.

Créditos:https://www.receitasdatiaso.com/2017/07/cocada-com-leite-condensado.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários