domingo, 24 de novembro de 2019

Bacalhau com Leite de Coco ao Forno



.


Bacalhau com Leite de Coco ao Forno


Ingredientes
1 Kg de lombos de bacalhau dessalgado de boa qualidade
3 cebolas grandes
5 batatas médias
400 ml de leite de coco
1 colher (chá) de maisena
1 pote de molho Bruschetta Pimentão La Pastina
4 ovos cozidos
Salsinha e coentro picados (fiz na proporção 2/3 de salsinha para 1/3 de coentro) a gosto
Azeite quanto baste
Sal e pimenta do reino

Modo de Preparo
Descasque as batatas e corte-as em fatias de aproximadamente 0,5 cm. Cozinhe-as em água com sal, somente até que fiquem “al dente”. Não deixe que fiquem muito moles. Quando estiverem no ponto, escorra completamente a água e coloque-as de volta na panela ainda quente (mas desligada) e tampe-a, para que a água no interior das batatas seque bem. Deixe-as ali até o momento de usá-las.
Corte as cebolas ao meio e, depois em meias luas. Leve-as a uma frigideira com 3 colheres de azeite, uma pitada de sal e deixe caramelizar (até ficar marronzinha e bem mole) em fogo baixo (o mais baixo possível), mexendo de vez em quando. Demora uns 20 minutos. Após, misture às cebolas o molho de pimentão La Pastina, reservando algumas colheres para decorar.
Cozinhe os ovos por 9 minutos e corte-os em fatias, temperando-os com sal.
Retire a pele e as espinhas do bacalhau e fervente-o por cinco minutos em água com sal. Escorra bem e seque delicadamente com papel toalha.
Separe meia xícara do leite de coco e nele dissolva a maisena, mexendo bem com uma colher. Leve o restante do leite de coco ao fogo e, quando ferver, acrescente o leite de coco com a maisena já dissolvida. Deixe ferver por 1 ou 2 minutos, até engrossar e junte uma pitada de sal, pimenta do reino moída na hora e um pouco da salsinha e do coentro.
Hora de montar tudo num refratário de vidro, nesta sequência: 1) um pouco de molho de leite de coco no fundo; 2) bacalhau; 3) azeite (não precisa colocar muito para não ficar pesado, mas não pode ficar seco); 4) ovos; 5) batatas; 6) cebolas com o molho de pimentões; 7) o restante do molho de leite de coco.
Salpique com salsinha e coentro, um fio de azeite por cima para não queimar as ervas e decore espalhando mini colheradinhas do molho de pimentão por cima de tudo.
Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus. Após borbulhar, espere por cinco minutos e está pronto.
Serve 4 pessoas.





Créditos:https://www.abuelajuana.com.br/single-post/2015/02/17/BACALHAU-COM-LEITE-DE-COCO-AO-FORNO

Nenhum comentário:
Faça também comentários