domingo, 30 de junho de 2019

Pão de batata e centeio



.



Pão de batata e centeio

Ingredientes:
3 batatas médias descascadas (aprox. 250 g de batatas cruas)
400 ml de água (para o cozimento das batatas)
1/3 de xícara de mascavo
50 ml de azeite
2 xícaras de farinha de centeio
50 ml de óleo de girassol
4 xícaras de farinha branca (aproximadamente)
1 colher (sopa) de fermento biológico granulado
1 colher (sopa) de sal
Leite para completar

Modo de fazer:
Em uma panela coloque as batatas com 400 ml de água, não coloque sal. Assim que as batatas estiverem cozidas, coloque a água em um copo medidor. Coloque as batatas em uma tigela grande e amasse bem enquanto ainda estão quentes, adicione o açúcar mascavo, misture e reserve para esfriar.Para fazer o pão você vai precisar de 400 ml de líquido, por isso, confira a quantidade de água reservada no copo medidor e complete com leite para atingir a quantidade necessária.
Na tigela em que estão as batatas coloque a farinha de centeio, 1 xícara de farinha branca e o fermento, adicione a água misturada com o leite (morno) e o óleo de girassol. Misture bem os ingredientes e adicione o sal. Comece o processo de sova e acrescente o restante da farinha gradualmente até obter uma massa lisa, homogênea e que não grude muito nas mãos. A sova deve levar uns 15 minutos.
Coloque a massa de volta na tigela, cubra com filme plástico de deixe crescer até dobrar de volume, leva aproximadamente 1 h. Deixe a massa crescer em local fechado.
Em seguida coloque a massa na bancada novamente, expulse o excesso de ar e modele os dois pães no formato que desejar. Coloque a massa na forma untada e leve para crescer por 30 minutos.
Antes de levar ao forno polvilhe farinha e faça cortes com uma lâmina ou faca bem afiada.
Leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até o pão ficar dourado.
Para saber se o pão está bem assado na parte interna é só retirar o pão da forma e dar batidinhas na base do pão, o som deve ser oco.
Créditos:https://melepimenta.com/2016/06/pao-de-batata-e-centeio.html/Eline Prando



Nenhum comentário:
Faça também comentários